Últimas Notícias

Histórico

Benfica é um distrito que se localiza no município de Benevides, no estado do Pará.
Os registros históricos apontam o ano de 1654, como sendo o ano de sua fundação, mais alguns historiadores já encontraram documentos que citam Benfica como sendo uma das mais antigas do estado, até mais que Vigia., há também indícios que logo após a descoberta de Belém em 1616, acharam a Aldeia dos Sapararé, sendo a mesma achada pelos mesmos desbravadores que descobriram o Grão Pará.
Benfica encontra-se numa latitude 01º18’38S e longitude 48º18’10We numa altitude de 15 metros. Antes da descoberta das terras, onde hoje se encontra Benfica, viviam por aqui os primeiros habitantes do lugar, os índios Sapararés. Depois que Bento Maciel descobriu o lugar, entre os anos de 1619 a 1621, muitos índios foram capturados e feitos escravos, sendo levados para capitania. A aldeia dos índios foi destruída por Bento Maciel (não se sabe o ano em que a mesma foi destruída), quase desaparecendo. Restaram no acampamento, apenas os remanescentes dos bravos índios, que reagiram contra a ação satânica de Bento Maciel.
Com a descoberta das terras do Grão Pará, muitos índios que eram caçados, e feitos escravos, sofriam muito com essa situação, e com a finalidade de amenizar as dores dos povos indígenas, os Padre Jesuítas, da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa fundada por Inácio de Loiola, foram enviados para a nova terra para esse fim. No ano de 1654, em meados de setembro e novembro, os jesuítas fizeram uma primeira vigem a Benfica, e quando aqui chegaram, souberam pelos indígenas dos temores e agressões que já tinham sido submetidos por Bento Maciel e seus homens. Quando os jesuítas aportaram na Aldeia dos Sapararés, trouxeram com eles a imagem de Nossa Senhora da Conceição, construindo uma capela em louvar a Santa, e denominando a nova terra de Aldeia de N. Srª da Conceição, mais este novo nome, ao que parece não foi muito aceito pelos moradores. O principal motivo que levou os missionários a fundarem a aludida localidade, foi a carência de tijolos e telhas de barro para melhorar as construções de Belém, sendo construída um olaria manual para esta finalidade, e mais uma fazenda para o abastecimento dos colégios Jesuítas. Em 1730, a aldeia contava com 191 índios. Em 1760, em cumprimento da lei de 1754, os jesuítas foram expulsos de seus domínios, sofrendo o lugar um verdadeiro colapso quase desaparecendo, contudo dois anos antes, Benfica foi elevada a categoria de Freguesia. No ano de 1830, Benfica era considerada uma das localidades mais progressistas da província, pois era uma das maiores produtoras de farinha de mandioca e cereais, além de contar com 913 moradores livres e 72 escravos, representando uma força enorme no Colégio Eleitoral da província.
Em 1873, já não existiam índios em Benfica, apenas seus descendentes residiam no lugar, neste mesmo ano tiveram inicio as demarcações da Colônia de Benevides. Já em 1880, a lei nº967 de 15 de novembro, anexou a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição a colônia de Benevides, neste mesmo ano, o então Dr. José Coelho da Gama (depois Barão de Marajó), criou a linha de navegação a vapor, que vinha de Belém para Benfica, e vice e versa, e uma estrada de ferro a tração animal, que ligava Benevides a Benfica, com a construção dessa estrada de ferro, passou a ser transportado toda a produção da colônia bem como seus moradores, com estás duas obras a freguesia de N. Srª da Conceição tornou-se um dos principais pontos da colônia.
Quando os jesuítas foram expulsos da nova terra, as aldeias civilizadas, passaram a ser administradas por diretores, com isso o nome das Aldeias foram mudados, lembrando localidades portuguesas, e o nome da freguesia, que antes era aldeia dos índios sapararés, depois Nossa Senhora da Conceição, passou a chamar-se desde então “Benfica”. O nome Benfica é uma homenagem a uma vila, de mesmo nome, que se situa nos arrabalde de Lisboa, em Portugal. A mudança do nome da Freguesia, deu-se pelo General Francisco Xavier de Mendonça Furtado, ele fundou vários núcleos no Grão Pará, com o topônimo de vilas e cidades portuguesas, está medida foi tomada com a intenção de estabelecer um novo Portugal nas terras de Santa Cruz.
A lei nº 324 de 06 de junho de 1895 elevou Benfica a categoria de Vila.

Um comentário: